Os malefícios do clareamento dental caseiro
- gouauriflama
- 10 de jul. de 2016
- 2 min de leitura

Na internet – em blogs, vídeos e imagens nas redes sociais –, são divulgadas informações sobre clareamentos dentais caseiros com uso de limão, bicarbonato de sódio, água oxigenada, entre outros. Mas será que eles realmente têm fundamento e funcionam?
A cirurgiã-dentista Fabiana Mantovani Gomes França, CROSP 66151, doutora em Dentística e Estética e professora na Faculdade São Leopoldo Mandic (Campinas-SP), esclarece cada uma das “técnicas” ensinadas na web.
Passar suco de limão nos dentes
O limão pode até remover as manchas externas dos dentes, mas tem efeito erosivo no esmalte dental por ser ácido (com baixo pH). Portanto, é contraindicado como técnica caseira de clareamento.
Esfregar suco de limão misturado com 1 colher (café) de bicarbonato de sódio
O efeito também é erosivo, por conter limão, e abrasivo, devido ao bicarbonato de sódio. Esses produtos removem manchas externas dos dentes, porém podem causar danos à estrutura dental pelo excesso de erosão e abrasão.
Misturar bicarbonato de sódio com pasta de dente
O bicarbonato de sódio aumenta a abrasividade da pasta, o que causa o desgaste do esmalte do dente. Também não há clareamento da estrutura dental nesse caso.
Bochecho por 1 minuto com água misturada a uma colher (sobremesa) de água oxigenada (peróxido de hidrogênio)
O peróxido de hidrogênio é um dos princípios ativos dos géis clareadores; no entanto, a concentração da água oxigenada é diferente da usada no clareamento dental. Ou seja, não há clareamento efetivo nesta técnica. Além disso, o bochecho tem ação em outros tecidos bucais, como a gengiva, bochecha, língua e céu da boca – não sendo recomendado o uso de água oxigenada sem a correta indicação.
Esfregar os dentes com um pedaço de carvão vegetal e, depois, escová-los normalmente, ou usar carvão ativado em cima da pasta de dente
Não há comprovação científica que corrobore essas técnicas. Supõe-se que o carvão vegetal aumente a abrasividade da escovação, podendo remover manchas externas dos dentes, porém, sem ação clareadora da estrutura dental.
Esfregar casca de banana, laranja ou morangos amassados nos dentes
Nenhuma dessas três frutas irá clarear os dentes de modo saudável. Também são ácidos e, por isso, aumentam a abrasividade e há consequente desgaste. O uso de nenhuma delas tem comprovação científica, embora possa remover manchas superficiais.
Atente-se!
O que se pode concluir é: cuidado com qualquer método caseiro de clareamento dental, pois os problemas podem ser irreversíveis. Apesar de em curto prazo poder causar alguma diferença na tonalidade dos dentes, é prejudicial em médio e longo prazo à estrutura deles. E o barato, assim, acaba ficando caro com os tratamentos para tentar recuperar a saúde bucal.
“As técnicas caseiras ou mesmo os produtos vendidos em farmácia diretamente ao consumidor, como as tiras clareadoras, devem ser utilizados com cautela e sob a supervisão do cirurgião-dentista”, finaliza Fabiana.
Fonte: aquitemsorriso.com.br
Comments