Semana da Odontologia: comemore com o seu dentista!
- gouauriflama
- 19 de abr. de 2017
- 2 min de leitura

Pouca gente sabe, mas comemoramos no Brasil, esta semana, a Semana da Odontologia.
Naturalmente, você já ouviu falar no senhor Joaquim José da Silva Xavier, certo? Tudo bem, se a resposta for não – a gente te explica.
O homem reconhecido como “mártir da Inconfidência Mineira” era, na verdade, um dentista. Também foi tropeiro, comerciante, militar, ativista político e até minerador.
A Inconfidência – ou Conjuração – foi uma conspiração separatista ocorrida em Minas Gerais e que foi reprimida pela Coroa Portuguesa, em 1789. A história é bem longa, no entanto, o movimento começou basicamente após a intensificação do controle fiscal da coroa sob a colônia. Atividades fabris foram proibidas e produtos vindos de Portugal eram severamente taxados.
Descontentes, proprietários rurais, intelectuais e até militares se rebelaram e passaram a conspirar. Entre eles, nosso mais ilustre dentista – o único a não ter sua pena comutada em julgamento e executado em 21 de abril de 1792. A data de morte do herói nacional é também feriado em todo o território brasileiro.
O mais curioso: como seus pais morreram prematuramente, Tiradentes acabou tutelado por seu padrinho, Sebastião Leitão, que era cirurgião dentista. E assim, nasceu seu interesse pela ciência: na vida adulta, tornou-se sócio de uma botica na cidade de Vila Rica, dedicou-se às práticas farmacêuticas e, finalmente, ao exercício da profissão.
O Frei Raimundo Penaforte, uma das poucas testemunhas da vida e morte de Xavier, dizia que ele “ornava a boca de novos dentes, feitos por ele mesmo, que pareciam naturais”. E naquela época!
A semana de festa entre os dentistas, portanto, é comemorada entre 14 e 21 de abril, já que o Conselho Federal de Odontologia considera a primeira a data da promulgação da Lei 4324, criadora dos Conselhos da categoria, e a segunda, uma reverência pela trágica morte de Tiradentes.
Não se esqueça dos parabéns e de dar aquela passadinha básica pelo seu dentista – mesmo que só para uma limpezinha.
Fonte: saudebucal.yahoo.com
Comments